Simplicidade do Pombo

03/10/2011 14:55

 Simples como as pombas.

Mateus 10.16:

Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas

Existe 62 espécie de pombos espalhados no mundo, vivem em bando tem uma linda plumagem vivem cerca de 15 anos. É uma ave veloz Sl. 55.6. E de voz gemente Is. 11.38.14. Amorosa Ct 1.15 2.14. Era usada em sacrifício Lv. 2.24 é símbolo do Espírito Santo Mat 3.16. Foi enviada da arca por Noé para descobrir terra seca Gn 8.8. E serviu de correio para a humanindade por muitos anos. Fonte Orlando Bower

O significado da palavra simples: Puro, singelo, sem malícia, sincero. ou seja aquilo que não estar contaminado ( 2º Aurélio )

Essa ave é pura por natureza. Por essa razão ela é símbolo do Espírito Santo, como também símbolo da paz. É um animal fácil de convivência e estar espalhada em todo globo terrestre.

Existem pessoas que interpretam esse texto como que alguém que tem que se vestir com a simplicidade de um pombo. Jesus não estava referido-se as vestes, e sim a uma postura  em meio a sociedade.

Veja: O pombo convive com muitos animais, mas mesmo assim não perde sua  postura de simplicidade e pureza.

Ele é um animal que sempre transmitirá sua pureza ou simplicidade onde estiver. Tem gente que se julga tão puro que termina se isolando completamente do seu próximo dando entender ser orgulhoso e mitido, e não simples.  Quem fazia assim, era os farizeus. Lucas. 18.10. O próprio Jesus se relacionava com as pessoas e era amigo de publicano, mas sempre se manteve em pureza e simplicidade absoluta. Luc. 7.34 . Afinal estamos aqui para dá bons exemplos e atrair este povo para Deus.

O pombo vive entre os animais: Ele pode estar entre os porcos. Mais não atolado em lama. Você pode vê-lo até entre os urubus. Mais não verá comendo sua carniça. Ele sempre conservará a uma natureza pura e simples.

Eu já observei... quando o pombo percebe que o animal próximo a ele está mal intencionado logo toma vou e fica de longe analizando... se vale apena voltar. Ele não quer medir força com ninguém. Afinal ele é símbolo de paz e de simplicidade e se comporta como tal.

A simplicidade nos leva a dá a vez ao próximo mesmo tendo a razão. Tudo para evitar uma guerra.  

Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Nunca devemos pregar o evangelho com contenda ou disputa, devemos alcançar nossos objetivos com paz. Tg.3.18 e 4.1. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?  A simplicidade é uma virtude que nos fará bem em uma sociedade tão contaminada e envolvente representada como um lobo faminto.

Simplicidade também quer dizer (sem malícia) Rom 16.19.

Comprazo-me, pois, em vós; E quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal ( sem malicia para conhecer ). Jesus disse ao meio de lobos.

Lobos: Maldade posta pela sociedade. ( Como: Mentira, imoralidade, inveja, orgulho.. etc )

Paulo nos a conselha a não conhecer-mos o mal ele diz conheça o bem e seja desconhecedor do mal, isso quer dizer não provador do mal. Uma vez provando o mal logo será devorado pelo mesmo.

Tg. 1.15. Diz: Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

O pombo é uma ave simples não malicioso, ele não é ave de rapina. Ave de rapina tem morrido precocimente. 

Quanto o pombo? Sua simplicidade tem lhe dado vida. 

Sl.19.7. Deus da sabedoria ao simples.Sl.116.6. Deus vela pelo simples.Sl.119.130.

Conclusão:

Não foi atoa que Jesus nos mandou ser simples como a pomba ( puro, incontaminável e sem malícia ) as vezes pedimos ajuda a Ele e não prestamos atenção em seus avisos. 

Que Deus abençoe sua vida.

Divulgue este site e ajude outra vida a ser abençoada também.

Autor: Pr. Sivanildo Torquato Teixeira.

Enquete

Você gostou?

Sim (37)
76%

Não (12)
24%

Total de votos: 49

Este também tem referência...

O justo é prudente como a serpente