O Crente e a Palmeira

01/07/2011 21:31

Salmo 92. V.12 O Justo Florescerá como a Palmeiras
Vamos falar dessa maravilhosa árvore
Há mais de 1000 espécie de palmeira no mundo. Mas a da bíblia, chama-se tamareira o nomes do seu fruto é tâmara. E atinge de 15 a 30 metros de altura e produz fruto durante muito tempo de 100 a 200 anos.
Vamos as características: 
Postura:
Essa árvore tem postura de realeza, ou seja ela tem a elegância de um Rei pela sua estatura predominante. Em cantares. 7.7 fala que ela é semelhante a Igreja Do Senhor, indica que ela é bela de se ver e muito atraente. Cantares 7.8 -Lev. 23.40. E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras.
Somos palmeiras no jardim de Deus, precisamos cada dia apresentar ao mundo nossa realeza pois pertecemos a um reino. As vezes vivemos como se não pertencêssemos! Há alguns não pertencente que vivem mais alegre do que os salvos.  Rom. 12.11,12. Diz: Sede fervoroso no espirito, servindo ao Senhor.
1° Tess 5.16. Regozija-vos sempre. A nossa postura deve atrair e não afastar as pessoas, pois somos rei e temos que assumir essa verdade. Ap 1.6. E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
Não estamos no trono ainda. Mas, a hora vai chegar Ap. 3.1. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Estamos em terra estranha, mas logo logo estaremos na nossa própria terra.
Util:
É um árvore Fenomenal, há várias referências bíblica de utilização da mesma. O Povo fazia tendas com suas folhas, a semente do seu fruto alimentava  animais. Lv. 23.40. Os homens louvavam a Deus e comemoravam com suas palhas. Jo.12.13 Cortejavam Rei também com suas palhas. Construiam casas com seus troncos, e ainda com as folhas faziam cestas, escovas, cordas, esteiras, etc. Como você pode ver, ela teve e tem um papel bastante util na vida das pessoas.

Será se estamos sendo util para todos? Existem pessoas que só querem ser servido e nunca servir. Veja que a palmeira é abençoada por Deus para muita utilidade. Matheus 7.12. Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós.
A Bíblia diz que é melhor servir do que ser servido, se somos palmeiras plantada por Deus, temos que ser util tanto para Igreja quanto para sociedade.
Superação
Ela Prospera em oásias ( deserto da África e do oriente) como se diz "a raiz na água e a copa no Fogo". Essa frase se refere a palmeira pelo fato de ser resistente e superadora. Ela vence o sol causticante do deserto. A suas raízes saí em busca de água. As raízes desta árvore tanto desce quanto se espalha para manter sua copa no fogo ( sol ) bem freskinha. Com isso ela fica mais forte e levando a superar todo tempo ruim. Como: Tempestade, vendaval e toda mudança climática.
Eu moro na Bahia e nunca ví lugar pra ter muitas palmeiras, e realmente as tempestades os grandes ventos atacam, e ela vão até embaixo. Já cheguei a comentar com alguém... Agora ela quebrar! Mas ela não quebrava. É impressionante a superação dessa árvore. Eu já vir enchente escavá suas raízes, vendaval quebra suas palhas, mas não lembro de ver alguma no chão. Ela está sempre de pé. É por isso que no mundo inteiro a palha(palmas) de palmeira é simbolo de vitória. Ap; 7.9. Veja que os atletas gregos também carrega a figura da palha(palmas) em coroa, troféu, cinto e etc...
Taí a razão de sermos chamado de palmeira, pois somos mais que vencedores por aquele que nos amou. As vezes abatidos, mas nunca vencido, vamos até embaixo e não quebramos, o Senhor é conosco meus irmãos. Mas lembre-se a água é a palavra, nós temos que fazer todo esforço para tê-la.
Frutífera:
Essa árvore com um ano de plantada passa a dar muito fruto e é interessante que não tem tempo ruim e nem bom para ela dar fruto.
No oriente a palmeira predominante é chamada de tamareira (especies ) chega até 200 anos produzindo fruto. O fruto alimenta milhões de pessoas, como também serve para fabricar vinho. Veja que o Salmo 92.14. fala que o justo seria viçoso e daria fruto em todo tempo.
O Fruto alimenta milhares. Em Mateus.5.16. Fala de nossas obras, elas representa frutos, que alimenta a alma de todos quantos estão ao redor.
Do fruto da tamareira extrai vinho. Vinho é símbolo de alegria e do Espírito. Algo que estar no justo para benefícios de milhares e milhares.
Que Deus continue abençoando sua vida.
Indicar este site
Estudo feito pelo Pr. Sivanildo Torquato Teixeira

 

Faça seu comentário

Data: 13/02/2015

De: Jair Araujo de Souza

Assunto: A Palmeira e o Crente

Pastor . Foi Edificante toda Leitura sobre A Palmeira, O Cedro do Libano,A Aguia, O lobo. Parabens continue pregando e trazendo conhecimentos, essess conhecimentos tem resgatado ALMAS. Continue porque com certeza o SENHOR é contigo. Sou diacono do Evangelho Quadrangular e tenho aprendido sendo edificado com suas pregaçoes e ensinamentos. AMEN

Data: 03/05/2015

De: Pr.Sivanildo

Assunto: Re:A Palmeira e o Crente

Amém irmão Jair voltarei sim, parei porque o PC quebrou e estou em construção, mas Deus é conosco.

Data: 09/01/2015

De: eduardo lima

Assunto: Deus é mesmo . supremo.

Fiquei maravilhado pastor. Em saber qi nós somos assim. Fortes. Resistentes. Formosos. Atraentes. Sim. Claro . Quando estamos na presença constante de Deus. Aleluia. Glória a Deus.

Data: 23/01/2015

De: pr.sivanildo

Assunto: Re:Deus é mesmo . supremo.

Amém Eduardo que bom que vc foi tocado.

Data: 02/12/2014

De: FRANCISCO

Assunto: COQUEIRO

O COQUEIRO, LIGAÇÃO DIRETA COM A DIVINDADE.

Data: 23/01/2015

De: pr.sivanildo

Assunto: Re:COQUEIRO

Amém!

Data: 18/06/2014

De: Rose

Assunto: Palmeira (coqueiro)

Paz,

Muito edificante o texto ,tenho uma dúvida ;o coqueiro tem alguma citação na bíblia?

Data: 03/07/2014

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Palmeira (coqueiro)

Tem não Rose

Data: 29/04/2014

De: Tamires

Assunto: Significado do meu nome

Eu estava vendo algumas coisas aqui na net,quando se deparei com o significado do meu nome que por incrível que pareça é PALMEIRA...
Ai comecei a rir...quem estava comigo começou a debochar...Foi quando decidi procurar entender mais sobre as palmeiras...
Comecei a procurar e me deparei com esse site...confesso que cheguei a me emocionar,Deus é perfeito de mais e acredito q ja tinha um propodito em minha vida antes mesmo de nascer!
Fiquei feliz...agora vou contar pra tds q sou palmeira com muito amor rsrsrsr
lindo texto...Parabéns!
Que Deus te abençoe e que o espirito santo te conduza a escrever muito mais!

Data: 30/04/2014

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:A Tamires

Fico contente em saber Tamires e com certeza Deus tem sim um grande propósito em sua vida. A paz

Data: 16/04/2014

De: rony rocha santos

Assunto: adorei otimo.

a palavra de deus ela so nos renova todo os dia .

Data: 30/04/2014

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:adorei otimo.

Amém Rony com certeza

Data: 20/02/2014

De: Mrisa Costa

Assunto: mensagem maravilhosa

Não é fácil ser Palmeira, mas em NOME DE JESUS PRETENDO CHEGAR NESSA CONDIÇÃO.

Data: 28/02/2014

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:mensagem maravilhosa

Amém minha irmã

Data: 20/10/2013

De: Gilberto

Assunto: Muitas benças

É não é facil ser palmeira, me lembro de Paulo quando disse aos colossos; trago comigo as marcas de cristo, mas muito nem se quer querem dobrar as mangas para fazer algo, so querem papa feita e encher o bandulho.
Desse jeito nunca teram a realeza ou seja, herdaram simplesmente ca na terra. (As michardias só existem na terra).
Crente que é crente tem de passar na batalha.

Data: 20/10/2013

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Muitas benças

Verdade irmão

Data: 11/10/2013

De: Anísio Vieira Novaes

Assunto: Árvores e Palmeiras

Sou apaixonado por ecologia, até tenho uma pequena coleção de palmeiras no sítio. Já observei na Bíblia passagens que cita a palmeira,mas quando vim para o computador foi para pesquisar sobre as tempestades que derrubam árvores, más até agora nunca vi nem pela TV nos noticiários,palmeiras arrancadas pelos temporais.
QUEM ESTÁ ALICERÇADO NO SENHOR É FIRME COM A PALMEIRA.

Data: 17/10/2013

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Árvores e Palmeiras

Maravilha meu irmão Anísio

Data: 28/09/2013

De: Valdomiro Pires de Oliveira

Assunto: O cristão e a palmeira

Nem todos querem ser palmeira,
suportar as tempestades,
vergar, mas não quebrar..
As pessoas gostam de ser gelantia,
tomar forma da tigela,
achar alguém culpado
quando desanda,
quando fracassa...

Data: 17/10/2013

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:O cristão e a palmeira

Verdade irmão Valdomiro

Data: 05/09/2013

De: Rogerio rosa dos Reis

Assunto: resistentes como a palmeira

Assim devemos ser em nosso dia dia ,firmes como a palmeira até o fim,

Data: 06/09/2013

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:resistentes como a palmeira

Amém meu irmão!

Data: 04/08/2013

De: Leila rosa

Assunto: Muita bençãos

Desejo que o senhor Jesus continue abençoando grandemente seu ministério.

Data: 07/08/2013

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Muita bençãos

Amém minha irmã!
Um forte abraço!

<< 1 | 2

Novo comentário

Enquete

Esse estudo te ajudou?

Sim (261)
71%

Não (107)
29%

Total de votos: 368

PESSOAL DÊ ESSA FORÇA INSCREVA-SE NO MEU CANAL