Bartimeu o cego de visão surpreendente

08/10/2011 11:23

Bartimeu o cego de visão surpreendente

A razão desse título significa que para alcançamos a vitória, teremos que ter a mesma visão de Bartimeu.

Vamos estudar esta palavra e conhecer a visão tragetorial deste homem até a fonte da benção

Mar.10.46

46 Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.

47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.

49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.

50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

Observe que o estado de Bartimeu era o pior possível, o problema não era somente físico era também espiritual e material.

Físico: Era cego

Espiritual: Não conhecia o Salvador

Material:Ele mendigava

Vejamos como o milagre aconteceu. Um certo escritor já disse a instrução que você segue determina o futuro que você cria.

Bartimeu não conhecia Jesus. Mas alguém falou pra ele que Deus tinha levantado um profeta em Nazaré que curava os enfermos (verso 47) a fama de Jesus corria por todos os lugares. E, por certo chegou essa informação a ele. Mat.4.24. Isso foi suficiente para deixa-lo na expectativa do milagre.

Foi assim que a vitória de Bartimeu começou.

O conhecimento sempre será a porta de mundança na vida do homem. Oz.4.6.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento.

O conhecimento levou Bartimeu a ser:

Oportunista: Bartimeu um homem doente e pobre. Ele sabia que Jesus fazia milagre, mas não via condição alguma de ir ter com Jesus, em Nazaré.

De Jericó a Jeruzalém ele teria que pecorrer média de 37 kilometros, com perigo de vida  pois o povo estavam conturbados com o sistema político da época ele poderia ser assaltado ou até morto.

A única forma era aguardar a primeira oportunidade.

Derrepente ele ouvi o povo chamar pelo nome de Jesus de Nazaré, logo ele lembra do nome que aprendeu a dias atrás. Jesus de Nazaré, e que a oportunidade era aquela. Então Bartimeu não hesitou, aproveitou aportunidade imediatamente.

Tem gente que fica o tempo todo escolhendo oportunidade ano vem, ano vai, ele continua lá, no mesmo lugar, sendo que abenção já passou na frente dele diversas vezes e ele continua esperando Deus fazer tudo pra ele, se podemos agarrar as oportunidade, então porquê perder tempo. A Bíblia diz em Ecles.11 que "Quem observa o vento nunca semeará e o que olha as nuvens nunca segará"

 

Lutador: Aquele momento era um momento de luta, ou ele lutava para ficar sarado, ou ele morreria cego e mendigo.

Que a arma que estava ao seu dispor naquela hora? Correr, não podia.  Mandar recado, não dava.  O povo estava em alvoroço e ele não teria a atenção de ninguém naquela hora. A única forma de lutar, era abrir a boca e começar a clamar. Então ele entra nessa luta, e o povo começam a repreender e ele não se intimida continua lutando com mais vigor até ver o seu objetivo ser alcançado. Note que o povo era seu inimigo, tanto no barulho quanto na repreenção. Mas, só vence quem persevera lutando, grandes conquistas foram realizadas pela perseverança

Sem luta não há vitoria. Não temos que esperar acontecer, e sim, fazer acontecer confiando sempre em Deus.

Devemos utilizar todas as armas possíveis, no caso de Bartimeu, ele só tinha uma arma que era a voz. As vezes chegamos em situação que só nos resta a voz. Muitos, usam para murmurar. Mas, devemos seguir o exemplo de Bartimeu, usar para clamar.

Deus espera que sejamos sempre um lutador. Se Ele lhe deu uma grande visão não se intimide faça como Bartimeu vá enfrente lute, pois a vitória é sua meu irmão.

 

Homem de Fé: Como podemos notar uma pessoa cheia de fé?

Quando o foco dessa pessoa está apenas nas realizações e

não na dificuldades. veja que Bartimeu tinha convicção que naquele momento iria receber a vitória e essa certeza foi manifesta pelas atitudes.

Sabemos que a busca expressa o desejo. E o desejo com fé, a realização da busca.

Jesus pede para Bartimeu relatar seu desejo; Bartimeu diz:Mestre, que eu tenha vista.Verso.51

Veja que nem só atitude de Bartimeu expressou a fé mais também as palavras.

Ele chama Jesus de Mestre. Ele inaltece o Senhor reconhecendo suas habilidades. O coração de Bartimeu naquele momento estava dizendo eu desejo ver, e só o Senhor tem está habilidades.

Qual a resposta de Jesus, diante desta de mostração de fé? Vai a tua fé te salvou: Em Heb 11.6.Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Jesus não só curou o físico de Bartimeu mais também o espírito e o material.

Físico: Passou a enxergar.

Espiritual: Encontrou com o Salvador, e o seguiu.

Material: Ele já podia trabalhar e deixar de mendigar.

A benção de Bartimeu foi completa. Porque Jesus não faz nada imcompleto.

Busque o conhecimento aproveite as oportunidades não deixe de lutar, mantenha o coração cheio de fé e com certeza verais seus sonhos realizados  pelo o Senhor Jesus.

Abraço semei a palavra divulgue este site. VENHAVENCER.COM

Estudo feito pelo Pr Sivanildo Torquato Teixeira.