A idetificação de um peregrino

08/10/2011 11:01

O crente e o peregrino
No livro aos hebreus. 11.13. Abraão Jacó e Isaque confessou que era peregrino na terra.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Jo.15.19.
Jesus está dizendo neste versículo que estamos no mundo mas não somos dele. Então podemos confessar também, que somos peregrino nesta terra.

 

Vamos estudar procedimentos e características de um peregrino e descobrir porque a Bíblia nos chama de peregrino.
Todo peregrino não é pertencente ao lugar de sua peregrinação pois é um viajante e estará sempre de passagem em direção a terra de seus sonhos, ainda que ele leve algum tempo naquele lugar, o pensamento dele vai estar sempre onde ele quer realmente morar. Heb. 11.13.14. Todos estes(Abraão Sara Isaque e Jacó) morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
A um tempo atrás, eu tive com um judeu. E ele dizia... Não vejo a hora de está na minha pátria! Ele era apenas um peregrino aqui no Brasil.
Veja que um peregrino procede com fé e esperança de um dia estar em sua própria terra.
O crente nunca deve perder a esperança de um dia estar na cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Col. 3.2.3. Diz Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. E
filip: 3. 20.21. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Se realmente somos peregrino de Deus, Viveremos nesse mundo com o coração e a mente na Pátria celestial.

Todo peregrino procede com propósito na terra de sua peregrinação. O judeu que conhecir estava aqui tentado ganhar dinheiro, e esperando o tempo certo de voltar para sua Pátria, outros apenas peregrinam para conhecer o lugar ou fazer investimento. Cada peregrino tem uma finalidade ou um propósito.
Veja que Deus fez Abraão e sua descendencia peregrinar na terra de canaã com o propósito de fazer-lo herda-lo aquilo que seria dele e de sua sua posteridade. He.10.9. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. A palavra está dizendo que Abraão Isaque e Jacó estava alí com um propósito.
Portanto toda peregrinação tem um propósito ou do peregrinador ou de alguém que o envio a peregrinar.
Agora dar para entender porque você e eu ainda  estamos aqui. Mar. 16.15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Deus nos deu este privilégio e não aos anjos, estamos aqui com a finalidade e propósito de Deus de pregar o evangelho.

Todo peregrino manusea seu suporte de peregrinação, como; Mapa, bússula, meio de comunicação e e.t.c. Como também dependerá de estratégia, sabedoria e esforço próprio, pois tudo isso lhe dará; consolo, motivação, noção básica do local, enfim ele terá possibilidade de concluir o seu objetivo.
Quando o peregrino abadona os supostes; ele termina definitivamente morando com o povo de sua perigrinação, deixando e embora todo o propósito, tanto dele, quanto de quem lhe enviou.
Assim é com crente, seu suporte é a Bíblia. Ela é... O mapa, a bússula que lhe dará a noção básica de onde ele estará peregrinando, ficar sem ler e praticar, com certeza vai se perder no local que estar.
Seu guia, seu consolador e motivador será o Espírito santo. Jo.14.26. E Deus estará sempre dando a proteção sal.146.9. O SENHOR guarda os peregrinos. O crente deve ser estratérgico e esforçado como peregrino. Davi disse portar-me-ei com inteligência no caminho reto.Sal.101.2. Ore, comunique-se com os santos suas necessidade, e tudo isso nos servirá de suporte para alcançar-mos os propósitos de Deus.

 

Como podemos identificar um peregrino?
 

Pela características:


Fisionomia: Sua aparência facial é típica do seu povo. Exemplo...O Japonês! Pela sua face percebemos que ele é do Japão, o Indiano o Alemão e.t.c. Portanto todo peregrino tem uma aparência típica do lugar que mora. Assim todos os crente traz em sua face o bilho do Espírito Santo, e o semblante de um anjo. A Bíblia diz que Estevão estava na sinagoga falando do evangelho, e o conselho fixando os olhos nele viram o rosto dele como de anjo.
Acredito que o homem pode refletir em sua face três fisionomia 1º a natural, aquele que é neutro. 2º a demoniaca, aquele que é envolvido profundamente com as obras das trevas como fetiçaria e.t.c. E a 3º a santa, aquele que se envolvem com a vontade de Deus
Por muitas vezes fui identificado como servo de Deus apenas com um olhar de uma pessoa. E a mesma me informava que, o meu semblante era diferente dos meus colegas, onde eu trabalhava. Acredito, que isso já aconteceu com você também. Assim como o diabo reflete sua aparência escura na face dos seus adeptos, Deus também reflete a sua luz e o seu brilho na face dos seus servos, levando as pessoas a identifica-los como seus filhos.


Hábitos: Um peregrino tem hábito diferente de um nativo local, tanto no comer no vestir no usar no beber e em muitas outras práticas. Seus hábitos será sempre igual do local de onde nasceu. Isso leva-los as pessoas a identifica-lo que ele é peregrino, e não um nativo.
O crente deve ter o cuidado com seus hábitos. Paulo disse 1ºCor.6.12, nem tudo que parece ser lícito nos convêm praticar. Há hábitos que tem que ser banidos definitivamente da vida do crente, como roupas indecentes bebidas que embriagam comida sacrificada ou a prática de glutonaria. Certa vez um irmão foi ao café da manhã oferecido pelo prefeito da cidade que não era cristão, e chegando lá o irmão comeu que nem um esfomeado e como não bastasse encheo a pasta de comida e levou pra casa, sem se que pedir a alguém. Esses tipos hábitos certos ímpios tem vergonha de praticar. Portanto se o crente que ser idetificado como um servo de Deus, e não confudido como nativo do local de sua peregrinação ele terá que ter hábitos e práticas diferentes, até porque estamos aqui para influênciar-mos e não viver-mos na influência deste mundo. Quer ser idetificado de imediato? Pratique a palavra de Deus.


A Lingua: Seu idioma é o idioma que aprendeu desde dos primeiros passos de sua vida. Ele precisará de um tradutor para fazer a comunicação e ainda que ele vem perigrina já falando a língua nativa, ele vai ser identificado pelo sutaque das palavras. Com tudo podemos entender que a fala identifica um peregrino. O crente é identificado também quando abre a boca, a sua fala será diferente ele sempre trará algo que aprendeu desde seu primeiros passos na presença do Pai (Deus). Isso levará as pessoas a perguntarem. Você é crente? Há! Idetifiquei pela sua fala.
O crente não anda falando gíria, mentira, piadas imorais, grosseria com as pessoas, e palavroes.
Verdadeiramente só seremos identificados como um cristão se falar-mos um linguagem Bíblica ,Col. 3.16.17. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Amado que Deus abençoe sua vida nesta grande missão de peregrinação e lhe der a sabedoria necessária para a realização de toda a obra. Pois, se somos peregrino não somos daquí. Peregrino a mesma coisa de:

Estrangeiro: Pessoa de outro país (Nova Canaã)
Forasteiro: pessoa de fora (Nova Canaã)
Divulgue este site a outros irmãos.
Estudo feito pelo Pr. Sivanildo Torquato Teixeira



 

 

Só para os peregrino

Enquete

Esse estudo te ajudou?

Sim (103)
82%

Não (23)
18%

Total de votos: 126