O justo é prudente como a serpente

05/09/2011 09:24

O justo é prudente como a serpente
Mateus 10.16. Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes...
Jesus pede para que o crente seja prudente como uma serpente. Falaremos um pouco sobre este animal
Característica
Serpente: Reptil sem patas que se alimenta de carne e ovos, e de vasta espécie dependendo a espécie pode correr de 13 km/h a 20 km/h. seu peso depende da sua éspecie: Tem por hábito de estrangular suas vitimas quando não mata envenenado. No Brasil existe 321 delas aproximadamente 10% do total do mundo, das quais apenas 36 são peçonhentas, pois no mundo existem média de 2.930 espécies de serpentes.
As serpentes não tem orelha externa, ela só consegue detectar o barulho pela a vibração. As serpentes não sentem o cheiro propriamente pela narina.Todo o sistema de captação de partículas dispersas no ar, que constituem o odor, é realizado pela língua. Isso faz com quer ela conheça o ambiente mesmo no escuro. Ela não enxerga como os homens, pois tem um sistema de infravermelho no globo ocular que a leva captar a imagem através do calor do corpo.
Vamos agora para prudência desse animal
Por prudência a serpente vive em alerta discernindo bem o perigo ainda distante e em qualquer circunstância da natureza, pois seus sentidos faz o discenimento e logo ela bate em retirada.
A Bíblia diz que temos que discernir o que é de Deus e o que não é. Heb.5.14. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
É prudente desvia de tudo que é mal para não ser tragado, ou contaminado. Disse Paulo.1º Cor. 2.15. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Veja que em qualquer circunstância ela percebe o perigo, isso significa que a prudência faz ela viver em alerta em mundo de muito risco. Vigiar e discenir é ser prudente.

Por prudência a serpente não anda em exibição, mas anda bem escondida essa prudência a faz ter êxito nas investidas tanto no combate quanto na hora de se alimentar. Ela sabe que essa falta de prudência também pode lhe custar a vida. Pois, é um animal muito perseguido por gaviões e outros predadores.
O servo prudente não é exibido. Vejamos o que João disse: É necessário que ele cresça e que eu diminua. A exaltacão tem levado a queda de muitos Prov. 16.18. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
Se o servo de Deus quer ter vitória em todas a investida tem que ser humilde e se esconder em Deus, colocando-o sempre enfrente de tudo. Fazendo assim o bote será certeiro e evitará perseguições desnecessária, porque quem quer aparecer termina desaparecendo. Essa prudência deve todo servo praticar.

Por prudência a serpente faz a sua morada no fundo das cavernas rochosas. Nas grandes rachaduras das penhas, lugar de difícil acesso e quase impenetrável, ela não é como as minhocas que em qualquer terreno faz sua casinha. Essa prudência, propicia a serpente estabilidade, e uma boa segurança contra os eventuais fenômeno da natureza e ataque de inimigos. Dando-lhe uma reprodução tranquila e constante.
No livro de Mat 7.24 a 27. A Bíblia ensina que o homem prudente edifica sua casa na rocha. Veja: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
Esse versículo deixa bem claro que aquele que não ter essa prática ensinada por Jesus, é imprudente e vive como as minhocas a mercê, sem segurança, tornando-se vulnerável a ser isca para peixe e ter a casa inundada.
A palavra de Deus é garantia de benção espiritual e material. Edificar a casa na palavra de Deus, é prudência e reprodutividade segura.
Por necessidade de crescimento a serpente troca-se várias vezes a pele que a cobre deixando-lhe mais renovada. Pois a casca retirada estava desgastada e ressecada. Com esse feito a serpente adquire crescimento, habilidade e um bom desempenho na vida. A falta dessa renovação lhe trará problema gravíssimo e por fim a morte.
O servo prudente não vive sem renovação. O tempo e as circunstância e até mesmo o pecado não confessado corroe a fé, e traz desanimo. Exemplo de ataque circunstâncial: Josué, quando Moisés morreu ele precisou de renovação para continua a caminhada Jos. 1.6. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Elias, quando foi perseguido por Jezebel. 1° Re. 19.4.8. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor. Toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E Deus disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Esses homens foram renovado pela mensagem que receberam do próprio Deus. E, jogaram fora a casca de desanimo e se renovaram no Senhor. Ataque pelo o tempo. Paulo disse: Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Nunca devemos perder a esperança. Jesus virá buscar a sua Igreja. E, pelo o pecado não confessado: Prov.28.13. O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. O pecado gera a morte é a parasita mais agressiva de todas.
Mas, o prudente renova-se sempre, não aceita parasitas mas se livra imediatamente com jejum, oração, confissão, e leitura da palavra de Deus. Isso com certeza melhorará o bom desempenho espiritual, e nos garantirá vida, e eterna.
Devemos obedecer o conselho de Jesus quando disse: Portanto, sede prudentes como as serpentes.
Lembre-se ao nosso derredor estar cheio de predadores (lobos) de ovelhas, mas a prudência é o segredo da sobrevivência. Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata! Prov.16.16.

Abraço e até o próximo estudo.
Autor: Pastor Sivanildo Torquato Teixeira. Indique este site para o povo de Deus.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Data: 07/07/2015

De: mansses alvves rodrigeues

Assunto: sobre o justo e a serpente

muito bom que o senhor jesus vo0s abencooe

Data: 06/11/2015

De: Pr.Sivanildo

Assunto: Re:sobre o justo e a serpente

Amém!

Data: 17/05/2015

De: Luciana Nelson Reis

Assunto: ser prudente como a serpente

louvado seja o Senhor!sobre tua vida meu irmao que o Senhor continue abençoando sua vida....estudo abençoadissimo.

Data: 20/05/2015

De: Pr.Sivanildo

Assunto: Re:ser prudente como a serpente

Louvado seja a Deus mesmo minha irmã.

Data: 10/04/2015

De: weliton santos

Assunto: prudentes como a serpente

forte demaissssssssssssss esse estudo DEUS vos abençoe parabens, muito mas muito obrigado mesmo.

Data: 12/04/2015

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:prudentes como a serpente

Amém irmão

Data: 01/03/2015

De: ev Diego

Assunto: palavra

Muito bom e didático esse comentárioDE DEUS mesmo

Data: 12/04/2015

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:palavra

Amém irmão

Data: 12/09/2014

De: Aparecida Azevedo

Assunto: PRUDENTES COMO SERPENTES

Louvado seja o nome do senhor.
Que o nosso amado e bom Pastor possa continuar a lhe usar.
Buscando sobre prudencia me deparo com este estudo que me revela o oculto de dois sonhos.Tremendo! Mertrazendo a revelação clara do que Jesus estava qurendo me dizer.
Glória a DEUS!

Data: 09/10/2014

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:PRUDENTES COMO SERPENTES

Que bom Aparecida que você foi abençoada, fico feliz. Um abraço e a paz de Deus.

Data: 19/06/2013

De: Joelma

Assunto: Prudente

Muito bom! Agora sei porque algumas pessoas, chamam outros de serpente, Naja. kk.É estranho Jesus ensinar que temos que ser como serpente!? Mas tudo bem.
Mas, e a parte do veneno da Serpente devemos fazer o uso?isso é letal;é morte certa.

Data: 10/04/2015

De: weliton santos

Assunto: Re:Prudente

JESUS pediu para semos prudente, e não usar o veneno,a serpente qdo ataca alguém é para se devender,ou alimentar se,e vc pode usar o veneno que é uma arma ,mas não contra o ser-humanos mas contra principados w potestades nas regioões celestiais,pois nossa luta não é contra o sangue nem carne mas contra eles os demonios,nossa arma é a PALAVRA DE DEUS,acredite sendo bem usada é um veneno contra satanás.irmã joelma

Data: 24/05/2013

De: FERREIRA

Assunto: Simples com as pombas e prudente como as serpentes

Excelente e muito necessário.

Data: 24/01/2013

De: Israel de Paula

Assunto: Prudentes

Assunto muito forte,que os pastores dificilmente pregam na igreja.

Data: 27/01/2013

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Prudentes

Que pena Israel!

Data: 05/04/2013

De: Pb.Wandeley

Assunto: Re:Prudentes

adorei esse assunto,como nós temos coisas boas para aprender

Data: 25/10/2012

De: Thais

Assunto: O JUSTO E PRUDENTE COMO A SERPENTE

Pr. Sivanildo, eu estava no google procurando essa texto da palavra: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas." (Mateus 10:16) pois não sabia onde estava localizado, foi quando encontrei esta matéria, e ao ler me quebrantei pois me identifiquei com muitas coisas que estou vivendo. Ao final da leitura eu estava edificada, com mais esperança e vigor para seguir em frente rumo a eternidade com o Senhor Jesus.
Deus abenções sua vida!!
A paz do Senhor Jesus!

Data: 26/10/2012

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:O JUSTO E PRUDENTE COMO A SERPENTE

Irmã Thais, sou grato a Deus pela sua edificação. Sinto-me motivado por isso.
Deus continue abençoando sua vida também !
A paz do Senhor.

Data: 20/09/2012

De: cida paim

Assunto: prudente como a serpente

ESTOU MUINTO SATISFEITA QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO.

Data: 22/09/2012

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:prudente como a serpente

Amém irmã Cida Deus continue abençoando você também.

Data: 06/09/2012

De: Pr. Wanderci Silva

Assunto: Prudência

PAZ QUERIDO FUI EXTREMAMENTE EDIFICADO POR ESTA PALAVRA REVELADA... SINTO-ME INSPIRADO AO MEDITAR EM TAIS PALAVRAS; SIMPLES, OBJETIVAS, PORÉM, ENDOSSADAS DE REVELAÇÕES... ATÉ O PR. ABÍLIO SANTANA TEM SE DEDICADO AOS TEMAS ABORDADOS UM RECENTE: BENJAMIM: O LOBO... UM DIA EU CHEGO LÁ SÔ. PAZZZZ.

Data: 07/09/2012

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Prudência

Amém Pr. Wanderci, sou grato a Deus pelo seu reconhecimento e a sua edificação. Um forte abraço.

Data: 20/08/2012

De: claudia vilela

Assunto: prudencia

Agradeço a Deus por ter aprendido sobre a prudência foi algo que DEUS COLOCOU NO MEU CORAÇÃO,e isso é muito importante para minha vida DEUS o abençoe PR.SIVANILDO.

Data: 20/08/2012

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:prudencia

Amém irmã Claudia, que Deus abençoe você também. A paz.

Data: 09/08/2012

De: André Luis Santos

Assunto: prudência

Bom dia, quero agradecer a Deus por você estar desempenhando este trabalho que é importante para os que tem sede da palavra, estou fazendo uma campanha de cura na casa do meu amigo,pois o mesmo se encontra enfermo e já vamos para quinta semana e o Senhor Deus tem me colocado a palavra de prudência no meu coração e fui pesquisar sobre este assunto encontrei este tremendo conhecimento aonde me fortaleceu para que no próximo culto eu venha trazer uma palavra para os demais irmãos, Deus te abençoe com este trabalho e fique na PAZ DO SENHOR!!! Amém !!! de seu irmão André.

Data: 10/08/2012

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:prudência

Amém André este nosso Deus é bom e estará a suprir todas as nossas necessidades. Fico agradecido a Ele pelo seu fortalecimento, e estarei orando pelo Varão que estar doente. A paz do Senhor e um Forte abraço. Obrigado pelo comentário.

Data: 27/05/2012

De: Augusta

Assunto: Re:SOBRE O ESTUDO ,O JUSTO E PRUDENTE COMO A SERPENTE

Acabei de vir de um culto ao ar livre e vim pensando nessa palavra, cheguei em casa e foi pesquisar sobre prudencia e encontrei esse estudo maravilhosa , que o Senhor continue te abençoando .

Data: 01/06/2012

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Re:SOBRE O ESTUDO ,O JUSTO E PRUDENTE COMO A SERPENTE

Fico contente em saber, que o Senhor continue te abençoando também, a paz.

Data: 20/04/2012

De: ELSON DIVINO

Assunto: SOBRE O ESTUDO ,O JUSTO E PRUDENTE COMO A SERPENTE .

MUITO BOM ESTE ESTUDO ESTA ME AJUDANDO NA MINHA CAMINHADA , HOJE MESMO DENTRO DE UM ONIBUS INDO PARA MEU TRABALHO ESTAVA EU PENSANDO NO QUE JESUS HAVIA DITO AOS SEUS SERVOS , PENSEI EM FAZER UM ESTUDO NA NET SOBRE = PRUDENTE COMO AS SERPENTES E SIMPLES COMO AS POMBAS . AO CHEGAR EM CASA ENTREI EM MEU PC E AGORA ESTOU DE FRENTE COM ESTE LINDO ESTUDO QUE ESTA ME FORTALECENDO NA FE , POIS ESTOU A ENFRENTAR GAVIOES E LOBOS NA MINHA VIDA . QUE DEUS ABENÇOE !

Data: 09/05/2012

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:SOBRE O ESTUDO ,O JUSTO E PRUDENTE COMO A SERPENTE .

Fico feliz em saber que esse estudo te ajudou, e estarei te ajudando em oração. Um forte abraço seu comentário mim estimula a continuar escrevendo.

Itens: 31 - 60 de 60
<< 1 | 2

Novo comentário

Enquete

Esse estudo de ajudou ?

Sim (127)
60%

Não (83)
40%

Total de votos: 210

Talvez você goste deste também...

Aprendendo com as formigas