A diligência do cervo

07/10/2011 11:46

A diligência do cervo

Habacuque 3.19.

O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

Algumas características

O cervo é o macho da corsa de espécie cervídeos,

a segunda ordem(Artiodactyla) mais rápida do mundo perdendo apenas para espécie da família felidae que é a chita guepardo que corre até 120km.Hs

Esta espécie de animal (cervídeos) dão, saltos na vertical com as quatro patas simultaneamente, como se nestas tivessem molas. Realizam estes saltos quer a partir da posição parada ou em corrida. E tem a capacidade de fazer a curva na direção que quiser quando estar em alta velocidade.

O cervo tem os mesmo hábito da corsa pois ele diferencia apenas por ter chifre. No inverno os cervos ficam marron, e no verão vemelhado, no outono os chifres caem e na primavera nascem. O cervo prefere realizar suas atividades durante o nascer e o pôr-do-sol é normalmente de hábitos solitários.

Habacuque desejou ter os pés do cervos, pois seus pensamentos estava muito natural, com respeito do que realmente estava acontecendo em Israel. Habacuque não estava entendendo o trabalhar de Deus, e fazia muitas interrogações. Hab. 1.2. Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?

Até, que Deus o leva a entender. E ele diz: Tu saíste para salvação do teu povo, para salvação do teu ungido; tu feriste a cabeça da casa do ímpio, descobrindo o alicerce até ao pescoço.Hab.3.13. Neste momento Habacuque pôde ver que Deus é multiforme em trabalhar, e que o justo não pode viver pelo o que ver e sim pelo o que crer. (O tema de seu livro é...Mas o justo pela sua fé viverá. Hab. 2.v.4.)

Então a alegria toma conta de seu coração. Hab.3.18. Todavia eu me alegrarei no SENHOR; Exultarei no Deus da minha salvação.

E a compreenção invade sua mente natural, e ele deseja os pés do cervo, pelo fato deste animal ter os pés ágeis e saltetantes para andar nas alturas.

Indicando a vontade de realmente andar junto a Deus.

Razões de desejar-mos de Deus os pés do cervo.

1º Seus pés sempre dará a garantia de liberdade pois esse animal não fica aprisionado, essa ordem tem a capacidade de pular muito bem, e saltar de 3.5 mts a 15 mts de largura. O justo foi chamado a liberdade e não pode viver aprisionado a jugo e fardo pesado posto pelo inimigo. Mt.11.30. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 1° Jo.5.3. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

Gl.5.1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Pula fora meu irmão e ande com Deus.

2° Seus pés ágil e habilidoso dar condição a esse animal fazer curva em alta velocidade desviando de obstáculo e também mudando de direção para outro caminho. Eliminando com isso seus perseguidores, levando-os ao cansaço e capotamento por terra.(Capacidade única nesse tipo de animal). Nunca devemos pegar caminhos que facilite o inimigo nos alcançar. Prov.14.12. Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles são caminhos da morte. Nada como ter os pés ligeiro para desviar-mos desses caminhos e eventuais obstáculos que atrapalha nossa fé. Davi disse: Sl.119.101 Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.

Agindo como Davi agil, faremos o inimigo capotar com a cara no chão, como os perseguidores dos cervos.

3° Seus pés são ágil quando se trata de água. Os cervídeos bramam por água quando migram para outros lugares e ficam bem distante das nascente. O mesmo amam beber água fresca. Com o seu olfato aguçado que lhe permite sentir o cheiro da água mesmo a kilometro de distância sai em velocidade em busca da água e quando encontra sente-se muito alegre.

Graças a os pés ágeis, logo seus sonhos e desejos são realizados.

Pesquisadores afirma que esse animal usa também a água para eliminar o seu cheiro ativo. Devido ter passado muito tempo longe da água o mesmo fica com cheiro bem ativo despertando com isso os predadores sentir o seu cheiro. A água é símbolo da palavra e do Espírito Santo.Os filhos de corá falou: Sl.42.1. Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! Não podemos ficar sem a presença do Espírito Santo, o mesmo nos dá vida, sustentabilidade e proteção não deixando o pecado se estagnar em nossa vida, evitando-nos ser-mos atacado pelo inimigo. Pois o pecado cheira a morte.

Sejamos diligentes (pés ligeiros) para servir ao Senhor. Ro.12.11. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Pois alma do diligente se farta.Prov.13.4. Domina. Prov.12.24. A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários.

Que tenha-mos os pés dos cervos para corremos de todo o pecado Hb 12.1. Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,

2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Que Deus nos abençoe

Autor: Pr. Sivanildo Torquato Teixeira

Divulgue este estudo, isso é uma forma de fazer o bem, vamos ganhar o Brasil pra Jesus. Abraço

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Data: 18/10/2021

De: Marilene

Assunto: Deus colocou essa palavra no meu coração

Em tempos difíceis e com muita fraqueza,acordei com essa palavra no meu coração.fui buscar pela primeira palavra que me veio a mente,Deus é quem me cinge de Fortaleza.li todo o texto e logo a diante o texto vem falando sobre o cervo.eu não fazia idéia do que Deus queria dizer, até que achei pesquisando esse texto abençoado.gloria a DEUS,que nos faz saltar até três metros de altura e com toda essa agilidade... então estando com ele nada poderá nos deter!! aleluias

Data: 20/04/2021

De: Quézia

Assunto: “A diligência do cervo “

Que estudo maravilhoso!!! Glória a Deus!!!

Data: 12/08/2021

De: JOSIVAN

Assunto: Re:“A diligência do cervo “

Estudo bíblico muito bom

Data: 27/02/2021

De: Susi

Assunto: Gratidão

Tão profundamente claro que Deus nos preenche e nos leva a lugares altos em meio ao caos.

Data: 02/05/2020

De: Katiúscia Nogueira

Assunto: Que palavra maravilhosa!

Em qualquer época (pandemia, guerra, doença, ou mesmo festa e alegria) entender que independente das circunstâncias podemos nos alegrar em Deus é uma dádiva divina riquíssima!
Salmos 37. 26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada.
Lindo texto!
Grata por compartilhar!

Data: 01/09/2021

De: Luís augusto Ferreira

Assunto: Re:Que palavra maravilhosa!

Maravilha glória a Deus maravilha de palavra. O

Data: 26/04/2020

De: Ailton

Assunto: Ótimo

Aprendi muito bom Fonte de conhecimento tira as duvidas a sem anuncio

Data: 18/02/2020

De: keyllafrodrigues2018@gmail.com

Assunto: Habacuque

Gostei muito esclareceu mais a minha mente, me deu mais entendimento... Pude ter uma outra visão desta palavra...
Palavra profunda
O Senhor, o soberano, é a minha força....

Devemos confiar no Senhor e viver não pelo o que vemos e sim pelo o que crermos... Amém
Deus Reinará para todo o sempre por toda a Eternidade.. Deus seja louvado.

Data: 25/01/2019

De: Maycon

Assunto: Estudo

Muito bom parabéns edificante!!!!

Data: 06/05/2018

De: Adriane

Assunto: Mensagem tremenda

Que mensagem tremenda Deus continue lhe usando e abençoando. Falou muito ao meu coração.

Data: 28/09/2017

De: Bruna

Assunto: Estudo

Muito bom meu irmão, esclareceu bem e com várias referências! Me ajudou muito, obrigada!

Data: 12/09/2017

De: Alberto

Assunto: muito bom

Muito edificante

Data: 21/03/2017

De: max

Assunto: Deus abennçoe

q benção de estudo ,palavra muito forte

Data: 01/04/2015

De: Miguel de Holanda

Assunto: A diligência do servo

Parabéns Pr. Sivanildo. Estudo bem claro, com base na Palavra e bem motivador. Deus continue o abençoando.

Data: 15/04/2015

De: Pr.Sivanildo

Assunto: Re:A diligência do servo

Amém amado irmão

Data: 11/01/2015

De: Tarsis Esaú

Assunto: Parabéns

Belo texto. Que a igreja chore por essa "Água" que vem do Rio.

Data: 13/01/2015

De: pr.sivanildo

Assunto: Re:Parabéns

Amém meu irmão

Data: 05/05/2014

De: Milton

Assunto: Habacuque 3:19 - tendo os pes da cerva.

Em todos os momentos da vida seremos sempre infortunado, desprezado, perseguido, humilhado, etc, mas Jesus disse: "No mundo tereis aflicoes, mas tende bom animo eu venci o mundo".

Data: 09/05/2014

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Habacuque 3:19 - tendo os pes da cerva.

Amém irmão Milton! A vitória é nossa por aquele que nos amou.

Data: 30/04/2014

De: bianca araujo

Assunto: Deus te abençoe!

obrigada por esse estudo tao emocionante e verdadeiro,que DEUS possa continuar te concedendo graça para os misterios da sua palavra q é viva e eficaz,e q vidas sejam abençoadas atraves da tua vida,como a minha foi...bjss

Data: 30/04/2014

De: Rejany carvalho

Assunto: Re:Deus te abençoe!

q tua vida continue sendo abençoada,serva de DEUS...

Data: 09/05/2014

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Deus te abençoe!

Amém irmã Bianca! Fico feliz pelo fato de ser abençoada

Data: 17/06/2013

De: Ronaldo Rodrigues

Assunto: Fontes de Pesquisa

Pr. Sivanildo, gostaria saber quais as fontes da sua pesquisa, pois eu procurei na internet e não achei nada sobre as características do cervo? E parabens pelo o estudo, realmente muito bom!

Data: 18/06/2013

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Fontes de Pesquisa

Algumas coisas eu pesquiso no https://pt.wikipedia.org/wiki/Cervo-do-pantanal e outras em livros e vídeo no yuotube.

Data: 05/05/2014

De: Milton

Assunto: Re:Fontes de Pesquisa

Pr.Sivanildo teve grande sabedoria nos seus comentarios sobre a "cerva". Qdo. conseguimos ter visao da palavra de Deus, nem e necessario fazer pesquisas na internet, a nao ser para nos enriquecer mais ainda qdo. encontramos comentarios sabios como a do Pr.Sivanildo.

Data: 03/06/2014

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Re:Fontes de Pesquisa

Amém Milton com certeza.

Data: 10/04/2013

De: Jonas Dias

Assunto: Parabéns

Parabéns pela exposição da palavra de Deus. Pura e simples como deve ser.
Jonas
Convido a visitar: www.divulgadordapalavra.blogspot.com.br

Data: 18/06/2013

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Parabéns

Obrigado Jonas esse Deus é maravilhoso. É bom divulgar a sua
palavra de Deus.

Data: 26/09/2012

De: Wellijany praseres

Assunto: Sensibilidade espiritual

Muito edificante!atraves das caracteristicas da corça podemos ver o quanto o pai quer que sejamos sensiveis a sua presença e diligentes,nos dias atuais as pessoas estao tao insensiveis, isso deixa o espirito santo triste.Como a corça, devemos correr pra fonte das aguas vivas que é Deus , correr ao seu encontro e nos desviando-nos de todo o pecado.Eu quero ser sensivel ao cheiro de Deus como a corça é sensivel ao cheiro das aguas.Que Deus em cristo jesus nos abençoe.Amém!

Data: 27/09/2012

De: Pr. Sivanildo

Assunto: Re:Sensibilidade espiritual

Vai nessa tua força Wellijany e o Senhor é contigo.

Data: 02/11/2011

De: Luciano Rocha

Assunto: blz!

legal gostei desse texto bem expressivo! e interessante
eu estou começando agora a vida em cristo Jesus não conheço bem a palavra do senhor mais tenho fé que um dia serei o filho uqe Deus quer amém!

Data: 08/11/2011

De: Pr. Sivanildo Torquato

Assunto: Re:blz!

É isso aí varão, o importante é ser filho, o crescimento chagará com o tempo. Continue buscando esse é o segredo. abraço.

Novo comentário

Enquete

Esse estudo te ajudou?

Sim (101)
62%

Não (62)
38%

Total de votos: 163